Actividades
Outubro 2016:
No dia 31 de Outubro
o Instituto de Arqueologia e Paleociências da Universidade Nova de Lisboa dinamizou a Conferência
"Os Navios Ibéricos da Expansão Europeia: Tipologias e Tonelagens" com a presença do Dr. Filipe Castro. A Nossa Senhora dos Mártires 1:15 esteve presente e houve uma pequena exposição de objectos alusivos às viagens à Ìndia nos séc XVI e XVII.
Julho 2015:
A Nossa Senhora dos Mártires 1:15 navegou nas águas do Tejo quase 8 anos após o seu lançamento. Desta vez navegou com uma imagem nova, após a operação estética que tem sido alvo para lhe atribuir o aspecto histórico mais rigoroso possível. Esta acção teve a participação especial dos Fuzileiros da Marinha
Maio 2015:
A Nau esteve presente na Feira Quinhentista do Torrão, uma actividade de homenagem a Bernandim Ribeiro, aclamado poeta de 1500, filha daquela localidade.
Agosto 2014:
A Nau "navegou" até à Festa da História em Bragança no âmbito das comemorações dos 500 anos do seu Foral Manuelino.
Maio 2013:
A Nau Nª Srª dos Mártires esteve presente no 4º concurso kit do Mar no Pavilhão do Conhecimento. Cerca de 600 alunos de todo o país participaram neste evento e muitos tiveram a oportunidade de ver o modelo deste Navio, experimentar bolos de espelta, pesar o sol e manobrar as velas.
Fevereio 2013:
Nos dias 23 e 24, o modelo da Nª Srª dos Mártires fez a sua primeira aparição pública em prol do projecto de construção de uma réplica à escala real.
A acompanhar a Nau, vários recriadores históricos encarnaram figurinos de vários séculos representando a expansão marítima Portuguesa - cavaleiros do séc XIV e XV, Mosqueteiros do Séc XVII e oficiais da Armada do séc XIX - e mostrarma ao publico algumas das armas mais notórias que equipavam as tropas portuguesas.
No domingo, pelas 11H houve uma cerimónia de homenagem às vítimas do naufrágio da Nª Srª dos Mártires em 14 de Setembro de 1606.
Junho 2012:
Foi quando Projecto teve início com a preparação de uma réplica da Nau com cerca de 3,5m de comprimento.
Durante várias semanas, os voluntários do Projecto estiveram nas instalações cedidas gentilmente pelo Arsenal do Alfeite, a preparar esta réplica flutuante, exemplo do que se deseja construir à escala real.
O casco foi construído em 2008 no Arsenal do Alfeite num curso de carpintaria promovido pelo IEFP e a partir de desenhos e estudos do IST e da TAMU e posteriormente testado em tanque.
Os nossos voluntários realizaram toda a decoração acrescentando detalhes no casco e colocando toda a mastreação, velame e massame em estado perfeitamente funcional.
Este modelo está a ser usado para campanhas de sensibilização e angariação de fundos para a construção e aprestamento da Nau.
Saiba mais sobre a Nau através da ligação (clicar na imagem abaixo):
(voltar ao iníco)
|