Abelardo : Novos Estudos Medievais em Revista
Surge à clara luz do dia português uma modesta revista dedicada à Idade Média, ao seu fascinante e rico mundo. Nasce ela num contexto muito específico – o da intervenção de uma moderna Ordem de Cavalaria na divulgação do conhecimento sobre esse passado remoto, esteio basilar da civilização do mundo europeu. Basta, tão só, evocar o despontar da Universidade, criação do espírito medievo, para apetecer a aventura nesses primórdios fundadores da nossa identidade, descobrir insuspeitadas revoluções dialécticas que marcaram e valorizaram o continuum histórico.
Abelardo (1079-1142) foi o primeiro grande livre-pensador da Idade Média, um questionador nato do status quo intelectual e religioso de então, um académico ilustrado que concitou em si o verdadeiro espírito simultaneamente apátrida e congregador da universitas . A curiosidade descomprometida, a indagação metódica e espontânea das coisas do espírito e da matéria são a rotina genial das mentes brilhantes e o motor esclarecido do progresso.
Assim como afluíam estudantes de todo o lado procurando os ensinamentos de Abelardo, para exercitarem, junto do mestre, a paixão do saber, procura a OCSP, com esta revista, dar viva voz aos estudiosos da Idade Média, de modo a que a janela sobre este período ímpar deixe entrar mais luz e uma benéfica corrente de ar.
Numa organização como a Ordem da Cavalaria do Sagrado Portugal, que há doze anos leva a História Viva da Idade Média ao grande público, de norte a sul do país e mesmo ao estrangeiro, a Abelardo vem alargar o potencial de divulgação da referida época, promover o seu debate racional e facultar à academia das ciências sociais que estudam seriamente o período um outro espaço propagador do seu trabalho.
Média Idade de quê?, a Abelardo é a demanda da tua existência e o portal para o teu âmago. Assim os tempos e as vontades o decidam. Désir de vouloir .
Jorge Rafael de Araújo
Mestre da OCSP
|
Abelardo - Colabora Connosco!
Envia-nos o teu texto, e poderás vê-lo publicado num próximo número !
Os textos poderão estar subordinados a qualquer disciplina científica, desde que o seu objecto se insira no âmbito geral dos Estudos Medievais. Deverão sempre fazer-se acompanhar dos seguintes elementos informativos:
- identificação do(s) autor(es) e sua biografia resumida;
- identificação do(s) docente(s) supervisor(es) e respectiva disciplina;
- identificação do estabelecimento de ensino frequentado;
- data de conclusão do trabalho;
-
classificação obtida.
Nota: Requer-se ainda do candidato uma declaração autorizando a publicação do ensaio e uma declaração atestando a originalidade do mesmo.
Os textos deverão sempre ser remetidos como ficheiro informático em suporte adequado e também em cópia impressa para os seguintes endereços:
Abelardo - Secção de Estudos Medievais da
Ordem da Cavalaria do Sagrado Portugal
Apartado 346
2901-901 Setúbal |